Make your own free website on Tripod.com
Principal
História
Definições
Formigas
Baratas
Cupíns
Contato


Um pouco sobre a Barata
Introdução
Baratas Domiciliares
Especies
Danos Causados ao Homem
Prevenção
Controle
Ciclo de Vida
Alimentação

Introdução

As baratas estão entre os grupos de insetos mais antigos do planeta. São também um grupo bastante associado ao convívio humano. É muito comum a infestação em locais como domicílios, hotéis ou restaurantes e as principais causas são o acúmulo de lixo, o armazenamento incorreto de alimentos e sujeira no local onde as refeições são preparadas. Elas têm pouca importância para a agricultura, mas são muito importantes do ponto de vista médico-sanitário, pois representam um perigo potencial à saúde do homem.
Índice


Domiciliares ou Domésticas
Encontradas no interior de residências e outros tipo de construções, como hospitais, restaurantes, escritórios, etc. Existem cerca de 4000 espécies de baratas, mas apenas 1% delas é doméstica. As principais espécies estão distribuídas entre as seguintes famílias: Blattellidae (Blatella germanica e Blatella orientalis) e Blattidae (Periplaneta americana). Têm hábito noturno, saindo do abrigo à noite em busca de alimento, para copular ou para ovipôr.
Índice
Barata Doméstica

Espécies

Blattella germanica

Também é denominada de barata alemã, francesinha, paulistinha ou baratinha. São baratas de pequeno tamanho (1 a 1,5 cm), muito resistentes aos inseticidas. Tem como característica a cor castanho claro e duas faixas longitudinais escuras no pronoto. Os lugares preferidos para abrigo são cozinhas, despensas, armários, frestas, forno, geladeiras, estufas, locais escuros. Tem ciclo reprodutivo rápido. O período de incubação dura 14 dias, mas depende muito da temperatura e da umidade. Tem vida média de um ano e a fêmea pode depositar de 4 a 8 ootecas durante a sua vida; cada ooteca tem geralmente 30 a 40 ovos. Há cerca de 6 a 7 estádios ninfais. Os adultos podem viver até um mês sem alimento e até duas semanas sem água.
Índice
Periplaneta americana

Também denominada de barata grande, barata voadora, barata-de-esgoto, é uma das espécies domésticas mais comuns no Brasil. Podem chegar a medir 4 cm e apresenta coloração castanho a castanho - avermelhada. As asas recobrem todo o abdômen, mas elas raramente as usam para voar.

Gostam de locais úmidos e quentes, com pouca ventilação e pouca luminosidade, onde possam obter alimento facilmente, como caixa de esgoto, lixeira e frestas de parede. Podem ser encontradas também em residências, hotéis, restaurante, bares mas também em latrinas, esgotos e cadáveres de animais.

A ooteca tem geralmente 16 ovos e o período de incubação varia muito pois depende da umidade e temperatura. Ela é colocada em um abrigo seguro e próxima a uma fonte de alimento. O número de mudas (ecdises) realizadas durante seu ciclo de vida varia de 9 a 13 e uma fêmea tem longevidade média de 400 dias, em climas temperados.
Índice

Danos Causados ao Homem

As baratas representam, do ponto de vista médico-sanitário, um perigo potencial à saúde humana pelo fato de viverem associadas a dejetos humanos e rejeitos alimentares em decomposição, onde são encontradas uma grande variedade de microrganismos patogênicos. Elas servem de veículo de bactérias e vírus, bem como de hospedeiro para muitos helmintos, protozoários e fungos.

Além de veicular esses organismos, as baratas podem causar alergias através do excremento, do vômito e de suas mudas. .
Índice

Métodos de Prevenção

Para evitar a infestação é necessário tomar algumas medidas simples como evitar o acúmulo de lixo, armazenar corretamente os alimentos, manter a cozinha e seus utensílios limpos e capinar terrenos ao redor de residências. Para algumas impedir a entrada de determinadas espécies no interior das residências pode-se vedar frestas de portas, telar janelas e manter os ralos protegidos.
Índice

Métodos de Controle

Para que possíveis esconderijos sejam eliminados, é necessário rebocar ou cimentar todas as frestas existentes em locais como abaixo da pia da cozinha, rodapés e batentes tanto da cozinha como da despensa. Além disso, a limpeza é fundamental para que não haja infestação.
Índice

Ciclo de Vida

As baratas são insetos hemimetábolos, ou seja, sofrem metamorfose gradual em três estágios: ovo, ninfa e adulto.

A fêmea produz a ooteca que é uma cápsula protetora dos ovos em forma de bolsa fechada. Essa ooteca é colocada em um local seguro e próximo à fonte de alimento alguns dias depois de sua formação. Geralmente, as próprias ninfas rompem as ootecas mas, às vezes, pode haver alguma ajuda materna.

As ninfas têm coloração clara, podendo até ser brancas, não têm asas e sofrem mudas da casca para crescerem. Essa "casca" é chamada de exoesqueleto e é composto de uma proteína chamada quitina. Conforme a ninfa vai crescendo, esse exoesqueleto vai sendo mudado para que ela possa continuar crescendo.
Índice

Alimentação

As baratas são onívoras, ou seja, se alimentam de tudo mas têm uma atração maior por doces, alimentos gordurosos e de origem animal.
Índice




Topo
© 2005 - Insetomaniacs - Fabianoz Sites